Entrar Registre-se

SOBRE O CIA

Início / SOBRE O CIA / O CIA

Card image cap

WALTER NORONHA - Fundador e Diretor
Professor da Universidade Federal de Sergipe. Membro da Academia Itabaianense de Letras

CIA, sonho da longínqua década de setenta, quando ainda era acadêmico. O nome, a logo, as cores, as dimensões, a arquitetura, enfim... Não sei se são iguais aos do sonho! Não importa, coloquei-o num chão tão fértil que deu nisso. Sonhei, deixei germinar e dei a ele um corpo com forma, dimensões e cores. Hoje, olhando para trás, o coloco em toda sua plenitude no meu orgulho, fecho os olhos e paradoxalmente vejo ser erguido cada um dos trinta e dois pilaras que o sustentam, o adentro e sinto o coração bater mais forte, como se certificasse de maneira incontestável um passado cuja história e realizações de uma vida em momento algum se distanciaram. Claro, nada disso seria possível não fosse a fortaleza pétrea do pilar que me deu sustentação pessoal: minha família. O incentivo, o encorajamento, o fomento foram perenes. A certeza do apoio era igual à certeza do amanhecer, no máximo, uma leve e inteligente lembrança de que a frenagem precisava ser usada.

Construímos juntos e juntos o colocamos em movimento. Para isso contamos, de maneira incessante e incansável, com o apoio de vários colegas que também somaram à força de deslocamento e continuam a participar da que o mantem funcionando. Permitam-me, queridos alunos e colegas, o CIA foi construído pra vocês, a razão de ser dele é, sem tirar nem por, exatamente esta. Trabalhar, sim, ganhar dinheiro, sim, mas nunca de forma ilícita e sem reconhecer e executar seu dever social. Eis o CIA.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA


O local de construção do CIA foi estrategicamente escolhido. Situado entre os dois principais cartões postais de Aracaju, o calçadão 13 de Julho e a orla de Atalaia, a Coroa do Meio faz jus a seu nome. A 20 minutos do centro da cidade e apenas 10 minutos da zona sul e da região das praias, sua principal vantagem é seu fácil acesso, seja de carro ou de transporte público, dos principais locais da cidade. Como se não bastasse, além de ser um local calmo e de fácil estacionamento, o CIA localiza-se adjacente ao rio Sergipe e proporciona uma vista direta, sem obstáculos, para a deslumbrante foz do rio Sergipe à sua direita e uma visão panorâmica da encantadora cidade de Aracaju e seu Skyline à sua esquerda, que culmina com a belíssima ponte Construtor João Alves ao fundo.
Card image cap

INFRA- ESTRUTURA


Construído com objetivo determinado, o CIA apresenta uma infraestrutura cujos setores são perfeitamente ergométricos, permitindo assim espaço desafogado para cada função, o que confere conforto a todos que lá trabalham ou estudam.
Apresenta no piso térreo a secretaria e uma recepção além de banheiros para ambos os gêneros, acessíveis a deficientes físicos, dando assistência a todos os pacientes que desfrutam de uma confortável sala de espera com acesso fácil ao Ambulatório, de doze consultórios Odontológico independentes, separados por biombos em gesso e vidro temperado, além de: climatização, laboratório molhado e acesso do instrumental contaminado com a sala de esterilização equipada segundo normas da ANVISA. O ambulatório conta ainda com todos os equipamentos usados na prática da biossegurança além de um sistema exclusivo áudio visual capaz de transmitir imagem e som para todas as salas de aula do CIA, assim como para ele próprio.
Desejando ir ao segundo piso, o CIA dispõe de uma bela e suave rampa com inclinação obediente às normas vigentes, ou uma escada, também com medidas regulamentares. Aí, apresenta: um anfiteatro com capacidade pra cinquenta pessoas; dois laboratórios destinados às práticas, com áreas suficientes e indispensáveis ao confortável funcionamento; uma enorme sala de convivência com uma mesa de cinco metros de comprimento rodeada por vinte cadeiras; uma sala de estudo e banheiros com as mesmas características descritas para o primeiro piso.
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap
Card image cap

A chegada ao terceiro piso dispõe das mesmas condições de acesso ao segundo. Um auditório com capacidade para 152 pessoas confortavelmente sentadas, com piso desnivelado, climatização e completo sistema de áudio e projeção se sobressai. Além de banheiros semelhantes aos demais, duas grandes áreas de convivência com uma vista desafogada e direta para o rio Sergipe, auxiliada por amplas janelas de vidro, proporcionam tranquilidade ao ambiente. Vale destacar que, além de tudo disso, o CIA foi construído com mentalidade moderna, voltada para as regras e respeito ao meio ambiente. Para tal, sua arquitetura torna desnecessário o uso de lâmpadas durante o dia ou de ventiladores em quaisquer dos seus setores, exceto em salas de aulas onde a iluminação é feita com lâmpadas de LED. Todos os três pisos contam com recipientes para coleta seletiva. Na questão hídrica, todos os toaletes têm descargas econômicas e torneiras com redutores de fluxo. A água da chuva é sempre captada para uma caixa d´água exclusiva de 10.000 litros.

Whatsapp